Ganso Gracioso

Um Ganso repleto de amor para dar.

Tuesday, December 02, 2008

Rapa Côco e o Pavão de Araçá

É possível encontrar algum disco do Rapa Côco e o Pavão de Araçá? Não, é impossível. No início dos anos 70 esses músicos de extrema vanguarda já disparavam suas canções pelo sertão numa época em que plugar uma guitarra era uma tarefa homérica.

Edvandro, vocalista e letrista da banda, continua a deixar saudades. Tentei buscar o telefone dele, pois disseram-me que ainda viva pelo Janga. Atendeu uma voz muito meiga, era a esposa de Edvandro que na hora em que eu falei "Rapa Côco..." interrompeu-me com uma exclamação "o Edvandro agora só faz poesia para mim".

Lançaram dois únicos discos que hoje valem uma fortuna. Uma vez, caminhando pelos sebos de Berlim, tive a sorte de encontrar um desses EPs, que no Brasil são totalmente desconhecidos. O vendedor disse qualquer coisa em alemão que eu não entendi, e logo percebi se tratar de um elogio. Músicas como "Tira a Saia da Rainha" e "Gosto Para Quem Tem" soam uma mistura de Roxy Music e Luís Gonzaga - se é que isso é possível!

Falar da História da música pernambucana sem citar Os Pavões de Araçá é certamente um grande desrespeito. Numa rara entrevista de Edvandro no Diário, ele comenta:

"O futuro da música pernambucana? Só vejo o peixe nadar, só vejo nada...Nada para lá, nada para cá...E o mar, o mar a desaguar".

...Será que isso nos diz algo?

1 Comments:

Blogger rebeca del rio said...

Ganso, Grande Ganso.

2:09 PM  

Post a Comment

<< Home